Espaço Gourmet > Receitas > Polenta cremosa aos quatro cogumelos < voltar
Polenta cremosa aos quatro cogumelos

Por Renato Freire**



O prato típico da Itália ganha ares contemporâneos com a presença dos cogumelos orientais e brasilidade com o tempero da cachaça. Já a cremosidade é garantida pela presença dos laticínios, como a manteiga e o Parmesão.

*Renato Freire é chef da centenária Confeitaria Colombo, no Rio de Janeiro, e se destaca por aliar em suas propostas modernidade e tradição.
 

Ingredientes: (6 porções)
  • Polenta
    1 xícara(chá) de fubá de canjica ou de polenta italiana
    5 xícaras (chá) de água
    Sal a gosto

    Molho de cogumelos
    20g de cogumelo porcini seco
    200g de cogumelo shiitake fresco
    200g de shimeji fresco
    100g de champignon fresco
    3 colheres (sopa) de azeite de oliva
    2 dentes de alho picadinhos
    1 cebola média picadinha
    50 ml de cachaça
    200 ml de creme de leite
    50 g de manteiga
    100g de queijo parmesão ralado grosso
    1 tomate maduro sem pele ou semente , picadinho
    Sal a gosto
    Pimenta-do-reino a gosto
    1 colher (sopa) de salsinha picadinha
    1 colher (sopa) de cebolinha verde picadinha
     

Modo de Preparo:

  • Polenta
    Misture o fubá com a água fria, mexa e leve ao fogo baixo, mexendo sempre até ficar cozido (leva de 40 a 60 minutos). Adicione sal a gosto.

    Molho de cogumelos
    Lave os cogumelos secos, coloque de molho em água e, quando estiverem hidratados, escorra-os e guarde a água do molho. Limpe bem os cogumelos shiitake, shimeji e champignon. Pique o shiitake em pedaços grandes. Separe os cachinhos de shimeji e pique o talo mais grosso. Fatie os champignons. Pique grosseiramente os cogumelos secos.
    Aqueça metade do azeite de oliva em uma frigideira grande, refogue o alho e a cebola até ficarem transparentes, retire da frigideira e reserve.
    Aqueça a frigideira novamente, junte o restante do azeite de oliva, refogue o cogumelo seco, depois adicione o shiitake, o shimeji e o champignon e salteie, em fogo forte, até que estejam dourados, mas sem que percam os sucos.
    Acrescente a cachaça e flambe. Então, acrescente a água reservada (do cogumelo demolhado) e o creme de leite e ferva até o caldo engrossar. Adicione a manteiga, o queijo parmesão e o tomate picadinho, misture bem, corrija o tempero com sal e pimenta-do-reino.
     

    Finalização
    Para montar o prato, coloque um pouco de polenta no centro do prato, faça um buraco no meio e coloque o recheio dentro dele. Enfeite com salsa e cebolinha picadas, cubos de tomate e salpique com mais parmesão. Sirva bem quente.


     



Comentários:
0

Gostaria de receber informações sobre a Marilia Laticinios
Comentários