Sobre o Queijo > Artigos > Brie, O rei dos queijos e também dos bons encontros< voltar
Brie, O rei dos queijos e também dos bons encontros
  • Ecio Cordeiro de Mello é desses profissionais inquietos, que adoram uma novidade e vivem em busca de surpreender. Já se acostumou a fazer, em primeiro, pratos que depois vão ser belamente adotados por muitos. Assim foi há mais de 20 anos quando serviu no Rio de Janeiro queijo Brie aquecido com geléia de damasco. De lá para cá, a combinação caiu – literalmente – na boca do povo. E ele seguiu recriando variações em torno de uma harmonização mais que perfeita. Por isso, no Rio de Janeiro, lembrar de Brie é lembrar de Ecio.
    Desta vez, na inovação de Ecio, o queijo tem os ingredientes típicos de festas de fim de ano. Com o queijo envolto em massa folhada, a receita que ele criou leva geléia de figos secos, passas amêndoas e nozes, mas cada cozinheiro pode recriar o recheio com novos ingredientes. Abrir o prato, bem quente, na hora de servir, e revelar o queijo derretido em seu interior é uma atração. A sugestão do chef, além de fácil de fazer, é bonita, como costumam ser as comidas que Ecio assina. Quem quiser conferir outras sugestões para a temporada, vale visitar o site www.eciocordeirodemello.com.br . Lá, em seu blog, o chef está sempre ensinando receitas irresistíveis. Para preparar o Brie quente com geleia, figo seco e nuts basta conferir aqui cada detalhe (http://www.laticiniosmarilia.com.br/espaco_gourmet/receita/brie_quente_com_geleia_de_figo_seco_e_nuts/55  ).

    Em dias de comemoração

    Marisol Terlizzi e Michele Arslanian comandam o bufê Tasting Banquet e, nas mais variadas ocasiões, o Brie está presente entre as opções que encantam os comensais. Nas festividades de verão, elas apostam em opções leves, como os minissanduíches feitos com pães artesanais. Eles podem ser servidos a qualquer hora do dia ou da noite, inclusive em cafés da manhã e brunchs. São criações como a focaccia de brie e Parma, que leva uma doce camada de com mostarda e mel combinadas com pitadas de alecrim e sal grosso ( http://www.laticiniosmarilia.com.br/espaco_gourmet/receita/focaccia_recheada_com_parma_brie_rÚcula_e_mostarda_ao_mel/58 ). Outra opção delicada tem como base uma massa fresca recheada com queijo Brie e finalizada com azeite de oliva, cebolinha francesa e tomilho (http://www.laticiniosmarilia.com.br/espaco_gourmet/receita/trouxinhas_de_brie_ao_azeite_de_ervas/59  ).
    Do restaurante Fellini, onde os queijos sempre ganham destaque nas refeições noturnas, arrumados em uma mesa que pode inspirar sua confraternização (ao lado de pães artesanais, legumes assados e vinagretes) vem a sugestão de Ana Maria Fichtner, nutricionista responsável pelo cardápio: sirva ao lado de fatias de patê de fígado e vinho do Porto, artesanal, que pode ser feito em casa (publicar link) que pode ser arrematado por uma geleia de sua preferência. A geleia também é indicada por Ana Helena Barbará, que comanda um bufê que leva seu nome. Na opinião dela, das doces às salgadas, até mesmo as de inspiração oriental, sublinham com perfeição o sabor do Brie.

    Já a versátil chef Ana Ribeiro, uma expert nas técnicas francesas e nos tachos típicos das cozinhas do interior brasileiro, tem no Brie um aliado para suas sempre criativas sugestões. O queijo Brie empanado é fácil de fazer e, segundo ela, um ótimo aperitivo para qualquer ocasião. Basta cortar o queijo em quadrados, empanar passando por ovo batido e depois por farinha de rosca e deixar descansar na geladeira, antes de fritar e receber os elogios. Como este é um queijo de sabor muito convidativo, que se harmoniza em perfeição com sabores salgados, picantes e adocicados, com um pouco de criatividade e bom-senso não é difícil servir deliciosos petiscos. Ana Ribeiro lembra que esse queijo vai bem com ingredientes frescos, como o tomate e folhas em geral – até mesmo as de sabor forte, como a rúcula - que podem ser usados em sanduíches, torradas ou minisaladinhas. Azeites aromatizados e sais especiais também ajudam a deixar o sabor irresistível. Frutas frescas e frios bem salgados – como o presunto cru, o lombinho e a copa – também fazem bonito par com esse e outros queijos de sabor suave. Com as dicas dos profissionais e um bom Brie em sua despensa, só faltam os convidados para sua confraternização ser um sucesso.