Sobre o Queijo > Artigos > Viva o sanduíche< voltar
Viva o sanduíche
  • O sanduíche, com suas mil e uma aparências, está sempre apto a ser reinventado. E não há motivos para deixar de lado a criatividade, na hora de se rechear um simples pãozinho. Quando se trata de sanduíche, vale usar da imaginação – e até dos ingredientes que estiverem mais a mão – para sair da mesmice.
    Duas fatias de pão, uma generosa de queijo e... frutas que costumam estar em todas as despensas nesta época, passadas as festividades de fim de ano. Mais prático e saboroso? Impossível? Experimente rechear o pão francês com queijo Minas e uma pasta de ameixas pretas secas. Basta fazer uma calda de água com açúcar, colocar as ameixas secas para cozinhar e amolecer um pouco nela e depois passar por um processador, fazendo uma pasta. Complementar o recheio do pão como folhas de sabor forte, como rúcula é uma boa pedida, sem se esquecer de que as saladas, em geral, sempre caem bem como guarnição para os mais diversos pães.
    Um sanduíche de carne, que pode ser assada ou rosbife, também fica perfeito complementado por generosas fatias de Mussarela (queijo que, nessa ocasião, é verdadeiro coringa). E para se incrementar ainda mais o sabor, vale lançar mão de frutas como o abacaxi, que pode ser de lata, em calda, ou mesmo assado no forno ou frito em leve camada de manteiga. Molhos como o tradicional rosé (basta misturar um pouco de maionese com ketchup) ou de mostarda e mel (2 colheres de mel para 3 de mostarda amarela) ressaltam com maestria a combinação carne com queijo, que ainda aceita a companhia de folhas de sabor leve, como a alface americana.
    Para quem anda em busca de sofisticar a pedida, vale combinar fatias de queijo Brie com nozes picadas, rodelas de maçã e folhas de agrião (escolha as menores, mais tenras e suaves). Experimente abrir o pão de sua escolha ao meio, untar cada uma das metades com uma leve camada de manteiga e aquecê-las, antes de colocar o recheio.
    Queijos de sabor forte podem servir de base para pastas que farão toda a diferença. É o caso do Gorgonzola que serve a uma criação com inspiração italiana. Primeiro faça uma pasta (misturando uma fatia bem grossa de Gorgonzola com 1 colher (sopa) de Requeijão cremoso e ½ colher (sopa) de iogurte natural) que servirá de recheio junto com azeitonas verdes e pretas picadas, fatias de presunto cru, folhas de manjericão, rodelas de tomate fresco e uma fatia de queijo de Minas, em baguette de gergelim ou em pão ciabatta. Irrecusável!
    Mestre em preparar refeições para serem apreciadas com os olhos e com o paladar, a food stylist e consultora culinária Maria Luiza Ferrari ensina os segredos para montar um sanduíche que é uma verdadeira refeição e que batizou de “Ciabatta com peito de frango especial”. Um dos segredos está no prepare do próprio peito de frango, marinado em vinho do Porto ou Moscatel com alecrim e pimenta rosa. Uma receita digna de ser acompanhada com um bom vinho em qualquer momento desta estação calorosa. Confira a receita. (http://www.laticiniosmarilia.com.br/espaco_gourmet/receita/ciabatta_com_peito_de_frango_especial/60 ).